



Esse filme não convencional acompanha o poeta-filósofo de renome internacional
Bayo Akomolafe, um viajante no tempo, fugitivo de um futuro já colonizado, através do fim da
modernidade, o Brasil e o nascimento de um novo Orixá.
Por que esse filme?
Estamos lidando com desafios globais cada vez maiores e percebemos que não temos os recursos cognitivos para criar novas perguntas para problemas antigos. Neste filme, investigaremos como as cosmologias e as percepções do mundo podem abrir espaço para outras formas de viver em um planeta em colapso.

O que esse filme tem de diferente?
Muitos documentários e projetos artísticos abordam a crise climática. No entanto, acreditamos que há uma grande lacuna, especialmente no Brasil, na adoção de abordagens sistêmicas que interligam as crises econômica, social, racial, política e ecológica, como observado na visão de Bayo. Sua perspectiva poética, que traz teorias filosóficas que surgem de visões espirituais, ressoa com muitas pessoas que estão ansiosas para se sentirem parte de uma possível transformação no mundo.

Nossa
História


.jpg)
Em março de 2018, Maria Clara Parente, diretora, conheceu Báyò Akómoláfé, filósofo nigeriano, na Schumacher College e realizou uma entrevista para o projeto This is Not the Truth (uma parceria de Maria Clara e Camilla Cardoso).
A partir desta entrevista foi produzida a série de documental What is Emerging?, onde Ana Clara Cenamo, Produtora Executiva, foi convidada a colaborar na produção e pós produção da série.
Foi o início de uma parceria duradoura entre Bayo, Maria Clara e Ana Clara.
Bayo passou a vir regularmente ao Brasil e, em 2020 foi filmada e primeira entrevista para o longa documentário Regenerar: Caminhos possíveis em um planeta machucado, lançado em 2022 no Festival do Rio.
A partir da amizade e da sinergia de formas de pensar e um interesse crescente pelas ideias de Bayo retratadas em seus livros e filmes, surgiu a ideia de criar um filme focado no trabalho autoral de Bayo, a partir de sua visão sobre a emergência climática por meio de uma lente afrocentrada.
The Times Are Urgent, Let Us Slow Down foi o nome escolhido por Bayo para o longa documentário que está agora em fase de captação de recursos para sua produção.



“Ofereço um convite para “desacelerar”, o que parece ser a coisa errada a fazer quando há fogo na montanha. Mas a questão é a seguinte: ao 'apressarmo-nos' a toda a hora, perdemos muitas vezes de vista a abundância de recursos que nos podem ajudar a enfrentar as crises mais difíceis da atualidade. Apressamo-nos a seguir os mesmos padrões a que estamos habituados. É claro que não existe uma única forma de responder a uma crise; não existe uma forma universalmente correta. No entanto, o apelo para desacelerar funciona para nos colocar face a face com o invisível, o oculto, o não notado, o ainda por resolver.”
- Bayo Akomolafe
Equipe Criativa

Bayo Akomolafe
Roteirista | Produtor
Báyo Akómoláfé (Ph.D.), guiado por cosmologias iorubá em um mundo mais que humano, é o pai de Alethea e Kyah e companheiro de vida de Ije. Palestrante internacional amplamente celebrado, pensador pós-humanista, poeta, professor, palestrante e autor de dois livros, These Wilds Beyond our Fences: Letters to My Daughter on Humanity's Search for Home (North Atlantic Books) e We Will Tell Our Own Story: The Lions of Africa Speak!(Universal Write Publications LLC.)

Maria Clara Parente
Diretora | Roteirista | Produtora
Maria Clara Parente é jornalista, atriz e cineasta. É mestre no programa de Literatura, Cultura e Contemporaneidade da PUC-Rio e pesquisa fabulações fora das lógicas antropocêntricas para investigar outros modos de (con)viver. Co-dirigiu a série documental What is Emerging e o documentário Regenerar: Caminhos Possíveis em um Planeta Machucado(2022), que estreou no Festival do Rio 2022. Ganhou os prêmios de melhor direção de documentário e Melhor Filme de Impacto Social no Festival Tietê Film Awards 2023 e Melhor documentário internacional do Festival OFFCine Doc na Espanha.

Ana Clara Cenamo
Produtora Executiva
Ana Clara Cenamo é produtora, geógrafa, psicóloga que trabalha com medicinas ancestrais através do projeto musical Emanazul.Ana trabalha como psicóloga há mais de trinta anos e, ao mesmo tempo, gerencia trabalho de criação em empresas de comunicação. Em 2014 fundou a produtora Spanda, que tem como missão desenvolver narrativas de impacto positivo. Produziu o documentário "Regenerar: Caminhos Possíveis em um Planeta Machucado"(2022).

Danilo Mantovani
Diretor de Fotografia
Desde o início de sua carreira no digital, Danilo teve experiências importantes que o formaram como diretor de cena e fotógrafo. Fundou duas produtoras, passou três anos na Conspiração Filmes e, de 2015 pra cá, em carreira solo, tem se dedicado como diretor de fotografia e diretor de cena à projetos de séries para Netflix, filmes, publicidade e videoclipes.
Com sua companheira e sócia Mari Rossi assinam como DMMR e são uma dupla de criação e diretores independentes. Produzem conteúdos para marcas e projetos de diversas naturezas, muitos deles ligados à música, dança e meio ambiente.

Jon Marro
Diretor de Arte
Jon Marro é um artista e diretor criativo que colaborou com clientes como Jason Mraz, Dave Matthews, Maroon 5, Madonna, Whole Foods Market, MTV, CBS e até Sua Santidade Dalai Lama. Jon atualmente trabalha e vive no sul da Califórnia em uma comunidade de artistas e ativistas comprometidos em mudar o mundo mudando a si mesmos.

Bruna Trindade
Roteirista
Bruna Trindade é uma escritora, diretora e atriz brasileira. É também sócia e membro do Ritornelo. Foi roteirista para séries nos canais Globoplay, Paramount+, Disney + e Multishow. Diretora e roteirista da série “Terapia em Família” (Cine Brasil TV). Roteirista do longa “Down By The River”, uma coprodução entre a produtora irlandesa Morgan Brothers e a portuguesa Zul Filmes. É cocriadora e roteirista da série de comédia Teia (Urca Filmes) – o piloto foi finalista do festival Fade To Black; e vencedor do Prêmio Cabíria de Roteiro; participante do GRIOT Lab - festival de cinema negro, Prêmio pelo pitching concedido pelo Projeto Paradiso (2020).

Mark Benjamin
Produtor | Assistente de Direção
Cineasta e artista. Morou em Nova York por anos, onde trabalhou em diversos projetos, incluindo filmes de curta e longa metragem, de ficção e documentário, e na televisão em grandes produções. Suas experiências como homem trans inspiraram a maioria de seus projetos – tanto documentários quanto ficção – para destacar e apresentar vozes e histórias inéditas. Os filmes que ele produziu foram exibidos em todo o mundo, acumulando mais de 15 prêmios em vários países.

Fotos dos bastidores das gravações do teaser do documentário
"Em Tempos Urgentes, Vamos Desacelerar."













